10 dicas de remédio para controle natural da ansiedade



Muitos fatores contribuem para o surgimento da ansiedade. Cansaço, estresse, irritabilidade, estilo de vida, etc. Para que haja um controle natural da ansiedade e nervosismo, é necessário consumir alimentos que sejam ricos em vitaminas do complexo B, ácido pantotênico, e cálcio. 



>>Kit "Supere a Ansiedade" com áudio, e-book e videoaula pra download


Sabemos que existem muitos medicamentos no mercado voltados ao controle da ansiedade, porém, alguns podem tender à dependência. 

Veja as 10 dicas que selecionamos para você se sentir melhor. Não tenho dúvidas que você se livrará da ansiedade de seguir a maioria delas.

Leia também: Terapias alternativas para ansiedade


Sintomas da ansiedade


Veja algumas causas desse problema. Se você tem alguns desses sintomas com frequência, você pode estar sofrendo dessa doença.



  • Preocupações exageradas
  • Impossibilidade de relaxamento
  • Sensação de que algo ruim irá acontecer
  • Pavor depois de uma situação complicada
  • Falta de controle sobre pensamentos negativos
  • Medo de ser humilhado ou passar vergonha em público


Agora algumas estratégias e técnicas para você se livrar definitivamente desse problema. Aproveite essas dicas, pois um tratamento e calmante caseiro é o melhor para qualquer doença!

1. Pratique exercícios


Mesmo que você opte por usar remédios naturais, é necessário que certos hábitos também mudem para que eles possam ser eficazes. E entre essas mudanças de hábitos, certas atividades são extremamente importantes para o seu dia.


controle natural da ansiedade
Os esportes físicos, a aeróbica, a corrida, enfim, a diversidade de exercícios físicos, são essenciais para você. 

Para o controle da ansiedade, é necessário que você tire um momento do dia para a prática de exercícios. 

Ela libera substâncias como a endorfina, que trazem a sensação de bem estar. É somando novas práticas cotidianas com os medicamentos que você poderá controlar definitivamente a ansiedade.

2. Coma melhor


A alimentação é o básico para o estado de humor. A maneira como nos sentimos durante o dia, é muito influenciada pelos alimentos que estamos ingerindo, mesmo que não pareça. 

Por exemplo, se você se alimenta muito com junk food, ou por preguiça vive comendo nas ruas e barracas de lanches, é certo que essas comidas estão exercendo um peso sobre suas atividades, e seu estado psicológico. Comer bem é essencial, e isso exige uma pesquisa dos alimentos certos.


Mas o problema no nosso caso é que muitas vezes a ansiedade aumenta o apetite e faz com que a pessoa passe a comer compulsivamente. Essa prática tende a prejudicar o metabolismo e piorar o estado de humor. 


Por isso essa dica é extremamente importante, pois é necessário não só comer melhor, mas saber o que é melhor. À frente, trataremos melhor esse ultimo ponto.

3. Durma bem


As duas primeiras dicas somadas, consequentemente farão que seu sono melhore significativamente. E isso só lhe trará benefícios. 

Algumas pessoas que sofrem de ansiedade, apresentam muita dificuldade na hora de dormir. Em outros casos, a insônia é justamente a causa da ansiedade.

Por isso é de extrema importância seguir todas as dicas juntas, e não se abster de uma só. Dormir bem é o melhor calmante.

Se você tiver dificuldade de dormir, tente algumas técnicas de relaxamento como yoga, ou exercícios de respiração, como explicaremos na próxima dica. Tomar um copo de leite, ou comer ovos também ajudam a dar sono. 


Outra dica é não fazer atividades que exigem muito da sua cabeça, como cálculos matemáticos. A pratica de exercícios minutos antes de dormir libera a endorfina, que prejudica o sono.

4. Respire e relaxe


Esse é um dos conselhos mais importantes para quem está sofrendo com a ansiedade. Ao invés de fazer alguma coisa, pare e não faça nada. Respirar é simples e exige a desconcentração, algo que alivia. Dedique um momento do seu dia para respirar intensamente. Pode ser até na hora do mais alto estresse. Uns 10 ou 20 minutos diários já lhe ajudariam muito.

Respire devagar e sinta o ar entrar no seu corpo vagarosamente, então, solte-o também com calma. Você se sentirá melhor imediatamente. Analise com calma o processo de respiração, e veja seu corpo melhorar em um instante.


Outra técnica é deitar com os joelhos flexionados e a palma do pé no chão, então você inspira de vagar, e conta até 4. Então, solta o ar lentamente. Você poderá colocar sua mão abaixo do abdômen  nas costelas e no peito, sentindo o ar entrar e sair do seu corpo. Essa prática limpará sua mente, e seu corpo irá se sentir filtrado e calmo.

5. Ocupe a cabeça com coisas boas


A mente merece tanto atenção quanto o corpo. Se você puder controlá-la, eliminará com certeza toda a ansiedade generalizada que contém em você. Os transtornos de ansiedade podem parecer sérios, e em alguns casos são, mas todos podem ser evitados quando se consegue controlar a mente.

Com certeza você tem um hobby. Então, ao invés de você continuar mantendo sua rotina, que está situada na sua ansiedade, querendo ou não, você pode tirar um momento pro descanso. Faça aquilo que você mais gosta, leia um livro, assista TV ou um filme, jogue video game, ou seja, pratique aquilo que lhe traz prazer.


A preocupação com as rotinas são os maiores fatores que causam o estresse, então não há por que ligar para isso. Tire um dia para fazer aquela coisa que há muito tempo você não se dedica: um jogo de tabuleiro ou um instrumento musical, por exemplo. Você poderá também encontrar novos hobbys, e descobrir coisas novas, que lhe dariam mais motivos para ficar feliz.


E em último caso, valorize mais o ócio com coisas boas, não se dedique demais ao trabalho, e sim à coisas que lhe despertam o lúdico e a alegria de viver. São técnicas para você se livrar do problema, mas não parecerá, pois você irá se divertir.

6. Evite alguns hábitos


Essa dica é tão básica quanto a pratica de exercícios. Não adianta consumirmos os alimentos corretos, se por outro lado, continuamos a ingerir substâncias que agravam nosso quadro. Certos tipos de comidas, como as com alto teor de gordura, devem ser evitadas.

O fast food, como já foi dito, prejudicaria seu estado de humor. Em geral, alimentos calóricos, principalmente as frituras, potencializam a ansiedade. Outro hábito a ser evitado é o álcool. Algumas pessoas buscam a bebida para se acalmar, o que pode se tornar um erro grave. Essa associação é errônea, pois o álcool não ajudará, e ao contrário, piorará a situação. Às vezes o alívio a curto prazo tende a sumir com o passar dos efeitos, como num efeito bola de neve.



7. Carboidratos


Dê atenção especial aos alimentos que são ricos em carboidratos. Essa dica é valiosa se você quer ficar mais saudável a partir da alimentação. Esses alimentos são ricos em energias, o que lhe dará mais disposição na hora de praticar exercícios. Veja a lista de alimentos que contém carboidratos:


  • arroz integral
  • trigo
  • milho
  • aveia
  • tubérculos (batatas, mandioca)
alimentos para ansiedade
Alimentos ricos em carboidratos

8. Tripofano


Essa substância tem uma ação poderosa no combate a depressão. Esse aminoácido antecede a serotonina, que causa o bem estar. Os alimentos ricos em tripofano devem ser explorados no consumo, pois a melhora nos casos de ansiedade é certa. Veja alguns alimentos que contém a substância:
  • legumes
  • mel
  • arroz
  • batata
  • lentilha
  • feijão
  • queijo branco
  • yogurte desnatado
  • banana
  • abacate
  • nozes, castanhas
  • soja

9. Alimentos 


Selecionamos algumas recomendações de cardápio que certamente lhe farão melhor. Como já foi dito antes, mudando sua alimentação, e adequando ao seu cardápio certas comidas, você tenderá a ter uma mudança de humor que lhe beneficiará  Você apenas deve selecionar o que comer. Veja as sugestões:

Peixe e frutos do mar: pesquisadores americanos chegaram a conclusão que o ômega 3 reduz em até 20% os níveis de ansiedade. Então aproveite para incluir no seu cardápio muitos frutos do mar, peixes como o atum e o salmão, assim como a sardinha, óleos vegetais, linhaça, etc.

Vitamina C: ingerindo mais alimentos que possuem a vitamina C, você estará reduzindo a produção de cortisol, o hormônio que causa o estresse. Além disso, os radicais livres estarão mais restritos na ação, essas moléculas costumam agir nos momentos de tensão. Então consuma muito limão, morango, caju, acerola, laranja, bem como brócolis e rúcula.

Magnésio: um receptor que causa a ansiedade, chamado NMDA, é reduzido quando é consumido alimentos que contém magnésio. Entre esses alimentos, podemos citar grãos integrais, cerais, amêndoas, abacates, nozes, entre outros.

10. Ervas naturais


E por último, o tratamento baseado em ervas naturais. Além de trazer um ótimo resultado, alguns chás podem ainda fazer você emagrecer


Um exemplo é a erva valeriana: três xícaras do chá por dia poderá acalmar e aliviar a tensão muscular, tirando dores dos ombros e das costas. Para fazer o chá, basta colocar ervas de valeriana secas em água fervente.

O chá de mel com maracujá também traz os mesmos efeitos. Basta bater 100 ml de polpa de maracujá no liquidificador. Depois basta coar as sementes e acrescentar 100 ml de água e mel à gosto. Para um bom efeito é necessário tomar 6 xícaras por dia.


ATENÇÃO: o remédio é contra indicado para crianças, bem como pessoas que tomam medicamentos como a Fluoxetina. Para utilizar as plantas, é necessário acompanhamento de um profissional experiente na área.



remédio natural para ansiedade
Erva valeriana

Veja outros chás naturais para curar a ansiedade:


BÔNUS: Kit Combate À Ansiedade

É essencial mudar a nossa realidade, ouvindo, comendo, lendo e assistindo boas coisas. É o método mais infalível. Como já foi dito, combinar técnicas é o ideal.  

Existem áudios para superar a ansiedade, com técnicas profundas que liberam os sentimentos negativos. Você também encontra livros e videoaulas para tratar do problema através de técnicas diversas. 

Mas a dica que eu quero dar é de um kit que contém isso e mais um pouco. O kit foi elaborado por uma Terapeuta Motivacional, e combina tudo que você precisa. Em pouco tempo estará livre da ansiedade.

Leia mais aqui: "Supere a Ansiedade - Versão 2.0". 



AVISO IMPORTANTE
Todas as receitas aqui contidas servem tão somente à informação. Todo cuidado é necessário na hora de ingerir essas plantas, sendo necessário a consulta de um profissional adequado e com experiência na área dos medicamentos naturais. Só assim para você fugir das contra-indicações.

Leia outros posts:

36 comentários:

  1. Ótimas dicas!!! tbm vou tentar, mas, onde encontrar esta erva Valeriana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmundo. A erva valeriana pode ser encontrada em supermercados e farmácias. Mas é mais garantido que você ache em lojas especializadas em produtos naturais. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Parabéns, quero ressaltar que até ouve melhoras em caso de fobia social e controle considerável na ansiedade por parte das frutas, verduras e chás.
    Para potencializar o chá fiz chá com camomila, maracujá, hortelã e mel. tomando em dosagens pequenas durante o dia e consegui obter até o controle dos tremores fisicos decorrente da ansiedade Já o suor devido a fobia social consegui controlar devido a volta da pratica do ciclismo praticado duas vezes por semana.
    Agradeço muito a todos os responsaveis pela matéria e dicas do cite por ter transformado minha vida para melhor!!!!

    Atenciosamente,
    César A. M. Beijatto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado César, agradeço suas dicas e seu comentário. A prática de exercícios é fundamental para ter uma vida saudável. Andar de bike é uma ótima opção, além de nos ajudar na saúde do corpo e da mente, é uma atividade bastante lúdica. Abraço.

      Excluir
    2. Olá César. Faz 15 dias que estou sentindo dores no peito, falta de ar, insonia e sensação de que vou morrer. Vi seu comentário e me identifiquei com a situação. Minha esposa passou por uma prova dificil e fiquei muito ansioso, desde este dia venho sentido essas coisas. Gostaria de saber se vc sente ou sentiu as mesmas coisas.

      Excluir
    3. Procure um médico Felipe, e veja qual tipo de tratamento é melhor no seu caso. Acredito que não seja nada grave, eu mesmo já tive alguns problemas assim, que passaram assim que tomei um calmante leve. Abraço.

      Excluir
  3. Eu estou sofrendo muito com isso,antes de descobri fiz vários exames e nada foi encontrado.Sinto enjoos constantes e só de pensar em algum compromisso ja começo a me sentir mal,não tenho mais ânimo para sair com a família nem com os amigos...vou tentar fazer essas dicas p ver se melhoro,tenho 35 anos,sempre fui disposta e hj estou um lixo,a minha aparência esta de dar dó. Estou assim desde as férias das crianças...isso me faz muito mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Milena. É necessário ter na cabeça que essa fase pode passar, desde que tenhamos motivação para isso. Sugiro sempre começar com a mudança na alimentação e na prática de exercícios. Devemos preparar o corpo para nossa mente poder estar saudável, pois se não cuidarmos dele, podemos estar contribuindo para qualquer mal, seja físico ou mental. É causa e efeito. Espero que você já esteja melhor, att.

      Excluir
    2. Olá Milena. Faz 15 dias que estou sentindo dores no peito, falta de ar, insonia e sensação de que vou morrer. Vi seu comentário e me identifiquei com a situação. Minha esposa passou por uma prova dificil e fiquei muito ansioso, desde este dia venho sentido essas coisa. Gostaria de saber se vc sente ou sentiu as mesmas coisas.

      Excluir
  4. EU ACHO QUE NAO VOU MAIS AGUENTAR DE TANTO MAL ESTAR....TENHO A SENSACAO QUE VOU MORRER A QUALQUER MOMENTO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos passam por isso diariamente, Angélica. Devemos ter força e motivação, e crer que tudo vai melhorar. Desejo melhoras, att.

      Excluir
  5. Ótimas dicas. Acho que o que o pessoal ia gostar também é de hipnose. Harmonizei minha ansiedade por inteiro só com isso. É só entrar aqui na Hipno Online: https://hipnoonline.com.br/solucao-hipnotica-harmonize-a-ansiedade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica Thiago. Hipnose é outra opção que funciona.

      Excluir
  6. bacana dimais as dicas, vou colocar em pratica tudo e ver se eu me livro desse mal ronda minha vida ja alguns anos, sei que e dificil mas eu sei tbm que eu vou conseguir, nao me entregarei nunca, obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Cleber. O segredo é esse, confiança! É a chave de tudo. Abraço.

      Excluir
  7. vou fazendo tudo isso porque estou muito preocupado com migo próprio, ando muito stressado com trabalho me atrapalho todo esta muito difícil. espero que dê resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça que é garantido. Veja também as dicas aqui nos comentários do Matheus de Oliveira e do Thiago Menezes.

      Excluir
  8. Eu tinha uma amiga que sofria muito com ansiedade e aceleramento no coração e até tomava muitos remedios pra diminuir a ansiedade, mas infelizmente não ajudava até que ela encontrou um psicologo que trabalhava com PNL e ela assistiu o CD que ele passou e obteve melhoras incriveis, eu acho que a PNL é melhor remedio, vou deixar o link do CD pra quem quiser LINK:http://bit.ly/controle-da-ansiedade1

    é preciso copiar e colar no navegador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica Matheus. PNL funciona perfeitamente, já comprovei.

      Excluir
  9. nossa sofro com a ansiedade a 1 ano cada mes tento um medicamento ....todo mês vou ao psiquiatra da vontade de sumir..parece que nem um medicamento funciona ....mas estou apegada a deus para ele nada é impossivel.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça as dicas que ensinei no post, também aproveite para melhorar a alimentação, comendo muitos alimentos que possuam água (frutas, verduras, etc). A respiração correta também é fundamental, você aprenderá muitas outras técnicas pesquisando no Google. E a questão fundamental para o sucesso é a crença, acredite que você sairá dessa, e como você é uma pessoa religiosa, deposite sua fé em Deus. No caso da terapia, opte por especialistas em técnicas de PNL e hipnose. Abraços.

      Excluir
  10. Sofro de ansiedade a muito tempo, adorei as dicas,vou segui-las. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. só um pequeno detalhe, erva cidreira e melissa não são a mesma coisa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melissa é o gênero (http://pt.wikipedia.org/wiki/Melissa_(g%C3%A9nero)), no caso o nome científico da (espécie) Erva-cidreira é "Melissa oficinalis". Já consertei no post pra não ficarem dúvidas. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  12. Gostaria de saber se tem um tratamento natural para reixar de fumar. Preciso e quero largar dess vício. me ajude por favor.. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não escrevi sobre isso, mas logo logo estarão no blog muitas dicas. Por enquanto eu posso sugerir um tratamento por PNL, eu deixei de fumar assim. Não custa nada, não exige nenhum preparo, é apenas treino mental, exercícios! Procure no Google "parar de fumar com PNL" que você encontrará muitas dicas. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  13. ótimo texto! dicas completas. Valeu!

    ResponderExcluir
  14. Meu problema com ansiedade inclui tremor nas mãos em boa parte do tempo,será que as dicas acima podem amenizar um pouco esse problema?Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim, mas é sempre recomendável procurar um médico também! Abraço.

      Excluir
  15. Adorei o conteúdo César esta um trabalho muito bom abaixo deixo o meu link que é um blog que conta a minha experiência

    ResponderExcluir
  16. Tem dias muitos difíceis ja tenteibalgund medicamentos e passei muito mal estou tomando Valerimed q e natural .má tem duas muito difíceis e não consigo relaxar e tão ruim isso só Deus pra mim ajudar.algumas pessoas dizem não tome medicamentos ja outras dizem q e melhor tomar mas os efeitos me faz passar mal .Não sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  17. Bom dia , Deyse tenho os mesmos sintomas , ja tentei de tudo e nao consigo melhorar , isso atrapalha de mais meu dia dia , até para me alimentar esra ruim , ...

    ResponderExcluir